Três modelos da Volks apresentam problema no motor
24/10 - 09:08 - Agência Estado
SÃO PAULO - Um problema misterioso no motor 1.0 flexível EA-111, da Volkswagen, está tirando o sono de proprietários dos modelos Gol, Voyage e Fox. A fabricante admite a existência de um defeito no propulsor, mas informa que ainda não conseguiu identificar do que se trata.
"Divulgaremos um parecer sobre isso entre dois e três meses", diz João Alvarez Filho, gerente executivo de Engenharia da Volkswagen do Brasil.
A montadora tem conhecimento de 300 casos, todos de carros equipados com motor 1.0. "Mas por não se tratar de um defeito que compromete a segurança, não faremos recall", diz Alvarez, que afirma ter tomado conhecimento do defeito há dois meses e meio.
Segundo concessionários pode haver milhares de veículos com o problema. A maioria das queixas é em relação ao Gol 1.0, mas há casos também com Voyage e Fox, os outros carros equipados com o EA-111.
A falha é notada por barulho no motor. Nas autorizadas, se constata redução no nível de óleo, e em decorrência disso, outros problemas em diversos componentes.
Segundo a técnica do Procon-SP Márcia Christina Oliveira, o cliente pode exigir a troca de todo o motor, caso consiga provar que a substituição parcial vai desvalorizar seu veículo. "Mas a troca do carro eu acho improvável", afirma ela. Por sua vez, Josué Rios, advogado especializado em direito do consumidor, diz que se o caso não for solucionado definitivamente após 30 dias, a fabricante tem de trocar o veículo por um novo.
Caso seja necessário trocar o motor do carro, é preciso também regularizar a documentação do veículo. E isso implica em custos. Para carros que já estiverem licenciados, a taxa é de R$ 122,05 e para os não licenciados, R$ 165,17.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa que a mudança na documentação é necessária porque, na maioria dos casos, o número do chassi está gravado no motor. As informações são do "Jornal da Tarde".
Leia mais sobre: carros