Todo brasileiro ao tentar entrar nos EUA é obrigado a passar por rigoso sistema de triagem e muitas vezes é até humilhado e tem seu visto negado sem nenhuma razão aparente. "Sarah Lacy Deveria recer tratamento especial? "
Reciprocidade deve sere entendida como causa e efeito!
Mariana Amaro, de INFO Online Quinta-feira, 03 de setembro de 2009 - 17h22
SÃO PAULO – Em um post não muito educado do Blog TechCrunch, Sarah Lacy que viria ao Brasil para conhecer startups explicou porque cancelou a viagem.
Lacy afirmou que deveria sair dos Estados Unidos hoje, e chegaria em São Paulo em 24 horas para cumprir uma apertada agenda. Ela conheceria empresários brasileiros e esta seria a última de uma série de viagens feitas por Lacy em mercados emergentes.
Logo no começo do post, ela afirmou que o Brasil era o único país que ninguém no Vale do Silício havia indicado e o único, inclusive, cujo seu marido havia pedido para não visitar por causa da violência e de histórias sobre seqüestros.
A jornalista americana de tecnologia afirmou então que o culpado é o governo brasileiro e explicou que “cidadãos americanos precisam de visto para entrar no Brasil” e o dela estava garantido para a última sexta-feira, o que não aconteceu. Lacy justificou dizendo que “viajar a mercados emergentes nunca é fácil”.
Ela pagou uma multa de quase 1 000 dólares para adiar a viagem para o dia de hoje mas seu visto, prometido para o dia 2 de setembro, não chegou. Foi avisado que ele chegaria na sexta-feira, mas Lacy disse que já havia perdido o interesse em gastar mais um bom dinheiro com isso e acabou trocando a passagem por outra para a China em outubro.
A explicação dada à jornalista sobre o atraso do visto foi uma troca de sistema de computação em todos os consulados brasileiros que receberam apenas dois computadores sem o software adequado para os processos.
A jornalista dá ainda algumas dicas para o governo brasileiro conseguir atenção de investidores internacionais: deixar pessoas entrarem no país. Ela sugere ainda que seria melhor oferecer aos consulados sistemas computacionais que funcionem e treinar melhor as pessoas que trabalham neles.
A viagem, no entanto, não foi cancelada para sempre. Ela deve acontecer entre dezembro e janeiro, já que ela acredita que existam boas histórias e exemplos para serem mostrados do Brasil. Mas, ainda assim, Lacy afirmou que o país deveria se envergonhar e que os empresários brasileiros deveriam ficar enfurecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário