Megaphone: Geração Roubada !

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Geração Roubada !



Recomendo este filme australiano maravilhoso, mostra um pouquinho da vida dos aborigenes e a politica Britanica de embranquecer o país ... vale a pena !





Molly Craig (Everlyn Sampi) é uma jovem negra australiana de 14 anos que, em 1931, ao lado de sua irmã Daisy (Tianna Sansbury), de 10 anos, e sua prima Gracie (Laura Monaghan), de 8 anos, foge de um campo do governo britânico da Austrália, criado para treinar mulheres aborígines para serem empregadas domésticas. Molly guia as meninas por quase três mil quilômetros através do interior do país, em busca da cerca que o divide e que a permitiria voltar para sua aldeia de origem, de onde foram tiradas dos braços de suas mães. Na jornada elas são perseguidas pelos homens do terrível governador A. O. Neville (Kenneth Branagh), o qual não admite que as meninas não estejam de acordo com o ditado pela sabedoria branca e cristã.


Outro filme muito bom, é um da Nova Zelandia...


O desafio de manter a cultura de uma pequena tribo neo-zelandesa viva em um mundo atacado pela globalização e promessas da vida moderna, e pela morte dos antigos costumes é o tema do filme Encantadora de Baleias (Whale Rider) da diretora Niki Caro. Paikea (Keisha Castle-Hughes) é a última herdeira da tradição da tribo Maori, descendente do primeiro Paikea que, reza a lenda, chegou ao mundo em uma baleia e todos os seus descendentes diretos serão os líderes da tribo.
Porém a última nascida não é um homem, o que causa a rejeição de seu avô, Koro, que carrega para si o fardo de encontrar e formar um novo líder que o substitua, enquanto Paikea procura provar para si mesmo e sua família que é digna de carregar o título e conduzir à tribo pelos novos tempos...

Penso que os valores são mostrados não em cifras, mas em valores muitas vezes enterrados no nosso modo de ver o mundo, retratado neste filme que ao invés de procurar a felicidade as vezes tão longe, ela esta ali bem ao nosso lado, e as vezes dentro de nós!

Nenhum comentário: