Enquanto o noivo chora as empresas lucram
"NEGÓCIOS DO CA$AMENTO.
"NEGÓCIOS DO CA$AMENTO.
Que falida, que nada. A instituição do casamento pode não ser a mesma de antigamente, mas nunca esteve tão sólida - e rentável. Dados oficiais dão conta da realização de 850 mil matrimônios por ano no Brasil - isso sem contar as uniões sem papel passado. Empresários do setor estimam que a indústria do casamento movimente, por baixo, algo em torno dos R$ 4 bilhões por ano. Considerando que cerca de metade dos produtos e serviços que compõem esse mercado são informais, o movimento pode atingir a casa dos R$ 6 bilhões fácil, fácil. O bom da história? Micro e pequenas empresas atendem entre 80% e 90% dessa indústria. As oportunidades de negócios são vastas e variadas. Vão desde os preparativos dos noivos para encarar a hora do sim , passam pela cerimônia em si e se estendem lua-de-mel afora. Nos últimos cinco anos, a maioria dos negócios relacionados a casamento floresceu. Um dos termômetros é a Expo Noivas & Casais, feira promovida pela Goal. Nas edições deste ano em São Paulo, Belo Horizonte e Rio, a feira alavancou R$ 31 milhões em negócios, informa a diretora Mônica de Freitas. Constata-se que o casamento, para que se dedica a montagem do “cenário”, pode virar uma cerimônia dos lucros. Das flores à decoração, dos convites aos serviço de bufê, os casamentos são um grande filão para pequenas empresas
OPORTUNIDADES. As oportunidades mais férteis estão nas cerimônias e festas, que concentram 80% dessa indústria. Aí entram flores, decoração, convites, serviços de caligrafia, fotografia e filmagem, músicos, bufês, vestuários. Até mesmo serviços de entrega, estacionamento, segurança e aluguel de carros encontram nas festas nupciais uma boa fonte de lucros. Quase todos os negócios voltados à cerimônia de casamento podem ser tocados por pequenos empresários , afirma Dórli Martins, consultora do Sebrae-SP. A única exceção talvez seja o aluguel de carros de luxo, que exige capital inicial maior. Em quase todos os outros ramos, o custo inicial não é alto e requer conhecimentos que podem ser adquiridos em cursos rápidos. Basta ter afinidade com a atividade escolhida e bom gosto.
Lembre-se de que esse mercado é regional. Verifique os produtos com maior demanda e os que estão em falta na sua cidade.
PERFIL. Em média, o gasto com uma cerimônia nupcial é de R$15 mil - montante salgado, principalmente para noivas modernas, que geralmente estudam, trabalham e arcam elas próprias com as despesas do casamento. Basta lembrar que o mês em que mais se diz sim já não é maio, mas dezembro - mês do 13º salário. O mercado de casamentos mudou radicalmente nos últimos 20 anos , pontua Sérgio D'Urso, diretor do projeto Nova Rua São Caetano, que agrega 90 lojistas da rua, há 55 anos voltada para o comércio de vestidos de noiva, em São Paulo. Uma dessas mudanças está relacionada justamente aos vestidos. Há 20 anos, diz D'Urso, 99% dos vestidos de noiva eram vendidos. Hoje, 70% das clientes querem a primeira locação das peças, que depois são revendidas para outras cidades como segunda-mão. Adaptados às mudanças, os lojistas da São Caetano vêm crescendo 5% ao ano, desde 1996. No ano passado, venderam 48 mil vestidos e faturaram R$ 3,2 milhões.
FATURAMENTOS. As empresas desse ramo têm foco e faturamento diferenciados, mas comungam no mesmo “altar”. A “EDNA QUEIRÓZ GASTRONOMIA E IDÉIAS”, por exemplo, foi fundada em 1993 voltada para a área de bufês e hoje, com 15 funcionários, fatura anualmente R$ 500 mil. Já a “LAÍS MOTA GRINALDAS”, que dedica-se a confecção de chapéus, arranjos e grinaldas, entrou em atividade no ano de 1979. Hoje fatura R$ 120 mil por ano e mantém o quadro de 2 funcionários. Outro exemplo é a “PALMA DE PAULA EVENTOS”, que especializada na decoração e administração de eventos, conta com seus 12 funcionários para faturar anualmente R$ 600 mil.
ESTOQUES. Como casamentos nunca são decididos de um dia para outro, há a vantagem de o trabalho ser feito quase sempre sem estoques. O que não pode faltar, diz Dórli, são bons fornecedores e excelente organização.
GRIFES. Para alívio de quem está começando, 80% dos produtos e serviços do setor não dependem de uma marca forte. Isso porque - exceções feitas ao bufê e ao vestido da noiva - nem mesmo os clientes mais abonados escolhem pela grife as empresas que vão animar e dar suporte à festa.
OPÇÃO. Considere a possibilidade de substituir a venda pelo aluguel. Praticidade é a palavra de ordem para quem vai se casar.
PROPAGANDA. A melhor arma publicitária ainda é a informação boca a boca. A influência dessa mídia verbal é tão forte que, longe dela, até o mais saudável empreendimento pode se desmantelar. Foi o que quase aconteceu com a ex-manequim Laís Mota, quando precisou se mudar do Rio para São Paulo, há 12 anos. Anuncie ainda em sites e revistas especializadas. Até a cerimônia, essa é praticamente a única leitura dos noivos.
CONCORRÊNCIA. Pesquise-a, analise os pontos fortes e os fracos, para poder reproduzi-los ou evitá-los.
LOCALIZAÇÃO. Procure instalar seu negócio num local de fácil acesso e com estacionamento.
INSTALAÇÕES. Capriche na decoração da empresa e no atendimento personalizado. A boa acolhida num local agradável faz parte do sonho que os noivos estão comprando.
ATENDIMENTO. Aja com diplomacia. É preciso sensibilidade para administrar emoções às vésperas do casamento.
HORÁRIOS. Seja flexível nos horários de atendimento e nas condições de pagamento. Hoje são os noivos, e não os pais, quem pagam a conta.
PREÇOS. Flexibilidade nos preços e prazos de pagamento é outro ponto fundamental para o negócio. Em média, o gasto com uma cerimônia nupcial é de R$ 15 mil - montante salgado, principalmente para noivas modernas, que geralmente estudam, trabalham e arcam elas próprias com as despesas do casamento.
CASOS DE SUCESSO.
* LAÍS MOTA. Especializada há 21 anos - desde que viu seu primeiro casamento desfeito - na produção comercial de chapéus, arranjos e grinaldas, a marca Laís Mota Grinaldas ganhou destaque no cenário carioca em tempo recorde. Em vez de grinaldas tradicionais, Laís coroa suas noivas com jóias de cristal austríaco. Os concorrentes diziam que eu precisaria de no mínimo seis anos para me estabelecer, mas em 12 meses eu já havia comprado um carro com os lucros , diz. A mudança para São Paulo, entretanto, foi um desastre. Sem clientes, Laís quase fechou a empresa. A parceria iniciada há oito anos com o segundo marido, Roberto Cacciola, foi decisiva para a sobrevivência do negócio. Cacciola assumiu as vendas e o marketing, enquanto Laís se dedicava à criação. Esse impulso triplicou o faturamento da firma, que passou, em 1998, da condição de microempresa para a de sociedade limitada. O ateliê trabalha hoje com margem de lucro de 30%, industrializa parte da produção e experimenta exportações para Peru, Argentina e EUA.
* FORESTIERI. Esse engenheiro transformou a paixão por carros antigos em negócio lucrativo, e hoje fatura R$ 300 mil por ano com sua frota de 27 automóveis. No início, era pelo simples prazer de exibir seus automóveis que ele, ainda rapaz, começou a levar à igreja as noivas de seus amigos. Até que, com a demanda aumentando, ele decidiu em 1976 colocar preço no serviço. Iniciada quase como brincadeira, com o atendimento de sete casamentos por mês, a US$ 50 cada um, a atividade logo passou a dar lucro e, em 1989, Forestieri engrossou a frota com Mercedes, Jaguars, Rolls-Royces e Landaus transformados em limusines, passando a dedicar-se integralmente ao empreendimento. Para abrigar parte dos veículos, alugou um galpão. Além disso, convocou filhos e sobrinhos para servirem de motoristas, esquema que mantém até hoje. No início da década de 90, o negócio doméstico foi diversificado: Forestieri passou a alugar os carros antigos também para filmagens, segmento que responde atualmente por 10% do faturamento. Hoje, depois de crescer em média 20% ao ano nos últimos dez anos, a locadora tem uma frota de 27 veículos, metade deles fabricada até os anos 50, e uma receita anual de R$ 300 mil. O preço das locações com motorista varia de 200 a 500 reais, dependendo do modelo, por quatro horas de serviço. Aos 51 anos, sorridente e sempre pronto a oferecer atendimento personalizado, o empresário contabiliza serviços para cerca de 10 mil casamentos. Um dos segredos do sucesso é a paixão com que conduz o negócio e à constante preocupação com a manutenção dos veículos. A frota de automóveis novos, por exemplo, é atualizada a cada dois anos. Para entrar nesse mercado é preciso começar com pelo menos três veículos - dois para alugar e um de reserva, para eventuais problemas -, facilitar o pagamento, ter paciência e abrir mão do convívio com a família nos fins de semana. Forestieri vai além nos conselhos: só cidades com mais de 1 milhão de habitantes comportam uma locadora de carros antigos. Forestieri começou investindo R$ 60 mil (três carros novos e uma linha telefônica) e faturando R$ 2,5 mil (três primeiros meses).
* CENTRAL DAS NOIVAS . Enquanto a experiência do casamento é pessoal e diferente para cada um, a correria dos preparativos é sempre a mesma - um trabalho que a empresa Central das Noivas assume por completo, assessorando os noivos. Fazemos tudo, prestamos total assessoria aos noivos. Nosso objetivo é que a festa seja a mais completa possível , explica a empresária Rosa Maciel.
Os serviços prestados não alteram o orçamento de quem vai casar. A Central das Noivas é remunerada pelas fornecedoras conveniadas. Ela faz uma bem-vinda revolução cuidando de tudo. Orçamentos, contratação de profissionais, documentação, enxoval, a festa e a cerimônia religiosa.
Contrariando todas as previsões, o casamento chega ao novo milênio com muita força e a Central das Noivas já começa a expandir o negócio por meio de licenciamentos - um investimento que exige entre R$ 17 mil e R$ 900,00.
. A empresa atende a 12 noivas por semana e pela Internet são 1 200 consultas por mês. A Central das Noivas tem 300 fornecedores. Na loja de lingeries, o espaço para noivas facilita o trabalho de escolha das peças. Tem ainda, em outra loja, várias opções para composição do enxoval.
A lua-de-mel pode ser resolvida dentro da própria Central das Noivas, numa agência de viagens. E para que nada seja esquecido outra boa opção para a festa - O Livro de Casamento.
Algumas definições são fáceis. Não é o caso do cabelo, por isso a noiva passa por vários testes para Ter certeza do que quer. E se esta é uma decisão difícil, não se compara com a escolha do vestido que deverá estar em perfeita sintonia com todos os outros detalhes. A festa de casamento envolve muitos detalhes. Trabalhamos em total sintonia com os noivos e nossos fornecedores para que nada saia errado , conclui.
Eventos
. EXPO NOIVAS E CASAIS Organizadora: Goal Promoções - (21) 280-8690
. EXPO NOIVAS & CASAIS
Organizadora: Goal promocões e feiras Ltda.
Tel.: (21) 280-8690
FORNECEDORES
. RELEVO ARAÚJO INDÚSTRIA GRÁFICA LTDA
Endereço: Rua Javaés, 136, São Paulo - SP
Cep: 01130-010
Fone: (0 11) 3331-3100 Fax: (0 11) 222-7687
. SAGAS GRÁFICA EDITORA LTDA
End. Av. Antônio Fonseca Martins, 565, São Bernardo do campo - SP
Cep: 09581-030
Fone: (0 11) 4232 -3327 Fax: (0 11) 4232-3327
EMPRESA DO RAMO
. CENTRAL DAS NOIVAS - Skill Promoção de Eventos
Rua Groenlândia, 44 - Jardim Europa - São Paulo/SP -
CEP 01434-000 Telefone (0xx11) 3884 5566
E-mail : skill@centraldasnoivas.com.br
Endereços na Internet:
Site Informativo
Filmagem e fotografia - "FotoArt Studio"
E-mail: cgoliveirra@hotmail.com
http://www.casamentoecia.com.br/
Empresa do Ramo
http://www.central-de-noivas.com.br
Portal com informações sobre empresas que prestam serviços para o ramo dos casamentos.
http://www.voucasar.com.br/index.htm
Site da escola de caligrafia do Professor De Franco.
http://www.profdefranco.com.br/cursos.html
BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
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