Caprica – Episódio 0100 - “Pilot”
Data Exibição
EUA – SciFi: 21/04/09
“Caprica” me foi sugerida pela minha amiga Pat. Após muita insistência dela e da Taci, acabei me aventurando a assistir o episódio piloto do seriado. Minha principal relutância era pelo fato de eu nunca haver assistido a um episódio sequer de “Battlestar Galactica”, o renomado seriado de ficção científica cuja origem será contada em “Caprica”. Minha primeira impressão: ainda bem que cedi à pressão, porque “Caprica” é sensacional!
A história começa 58 anos antes dos eventos que foram contados em BSG. Estamos no planeta Caprica, uma das doze colônias habitadas pela espécie humana naquela época. O ambiente é muito parecido com o planeta Terra atual. Um aspecto que é diferente – e que será decisivo para os eventos futuros – é a religião: o planeta tem uma cultura politeísta, adorando diversas divindades, inspiradas na Grécia antiga. Um grupo rebelde, os “Soldados de Deus”, que acreditam em um Deus único e onisciente será o responsável pelo evento que será um divisor de águas.
Fazem parte desse grupo Zoe Graystone, Lacy e Ben. Zoe é filha de um gênio milionário da computação, Daniel Graystone, interpretado com competência pelo veterano Eric Stoltz. Ela também tem habilidades incríveis com o computador, e criou uma cópia de si mesmo num universo virtual que os adolescentes usam para lutar e praticar sexo. Ben, o mais fanático dos três, explode uma bomba dentro de um trem num ataque suicida, matando também Zoe. Semanas após o atentado, Daniel descobre a cópia virtual de Zoe e passa a alimentar o sonho de trazê-la de volta ao mundo real, num corpo cibernético. A TV e o cinema já nos mostraram inúmeras vezes que isso não poderá terminar bem.
No mesmo atentado, foram mortas também a esposa e filha de Joseph Adams, interpretado pelo ótimo Esai Morales, que recentemente fez o Major Beck em “Jericho”. No início, ele auxilia Daniel a executar seu plano, obtendo para ele um cérebro eletrônico desenvolvido por uma empresa concorrente. Depois, ele percebe como a idéia é doentia e decide esquecer o passado e continuar a vida ao lado do filho Willian.
Esse é o ambiente em que “Caprica” se desenrolará. Tudo indica que os caminhos que essas duas famílias seguirão as levarão a constantes conflitos. O clima é denso, e as possibilidades são muitas. O conflito religioso entre os politeístas e a minoria monoteísta é pesado, e deve ser um assunto constante nos próximos episódios. Outro tema claro é o preconceito: humanos de outras colônias, como a família Adams, são vistos com discriminação por boa parte da sociedade, incluindo poderosos políticos.
Outro aspecto marcante no seriado é a ótima qualidade dos efeitos especiais. A animação feita em computador é espetacular e chega a ser imperceptível no seriado.
E, para quem assistiu Battlestar Galactica, existem ainda outro atrativo: as referências ao futuro serão claras, embora os produtores insistam que não é necessário ter visto o seriado original para acompanhar “Caprica”. Na última cena, vemos Daniel Graystone apresentando o primeiro “Cybernetic Lifeform Node”, conhecido pela abreviatura Cylon. Quem assistiu BSG sabe que esses serão os seres que planejam destruir a espécie humana. Já Joseph revela a seu filho o verdadeiro sobrenome de sua família: seu filho é ninguém menos que William Adama, que será o comandante da poderosa nave Battlestar Galactica.
Independente de você ter assistido ou não ao seriado original, “Caprica” é uma ótima pedida. Já estou ansioso pelos próximos episódios!
12 Comentários em Caprica – Episódio 0100 - “Pilot”
Não sou muito ligada a ficção, mas por influência do meu marido, tenho me deixado envolver por algumas séries do estilo. Começou com Farscape e agora Caprica.
O início não me chamou muita atenção, porém a trama ficou interessante e o final desse episódio me fez querer saber mais, esperar mais da série.
To louco para baixar este piloto aí. Malharam tanto antes da estréia e parece que todos queimaram a língua. Galactica é muito rica a saga inteira!
Pelo que você descreve...a serie promete...
Só uma correção, de um chato...o correto é dizer...Especie Humana...e não raça humana...a especie humana é dividida em varias raças...
Como disse...sou um chato ehheheheh
Excelente!
Acompanhei toda a nova versão de BSG, e pela qualidade exibida nos 4 anos de série, não há como se desapontar com Caprica!!!
Corigindo o chato ali... a espécie humana não tem divisões em raças, o que costumamos chamar de raça negra, branca, etc.. sao etnias na verdade
@Barman: Assista mesmo, pois vale a pena. Eu não acompanhei os comentários iniciais, mas este piloto deve ter mesmo surpreendido muita gente!
@Antero: Não é chatice não! É um detalhe importante e irei corrigi-lo. Obrigado pela dica!
@Andrew: Que bom ter seu comentário aqui! Se eu, que nunca foi fã de BSG gostei, você irá gostar ainda mais, com certeza.
@Jr: Você tem razão. De qualquer forma, vou alterar a "raça humana" para "espécie humana".
Obrigado a todos vocês pela visita e pelos comentários!
Puts, Battlestar gallactica já é muito bom, espero que este também seja tão bom quanto! :D
Olá, Érico!
Se a qualidade deste piloto for mantida, com certeza este seriado será fantástico!
Pena que teremos que aguardar até 2010 para conferir.
Um abraço e obrigado pela visita!
Se o seriado seguir a mesma linha do piloto, será sensacional a série.
Olá, Francisco!
Concordo com você! Tomara que Caprica comece logo para podermos conferir se a qualidade será mantida.
Um abraço!
Apenas um detalhe que é visto nos momentos finais de BSG é que os eventos se passam a mais de 150.000 anos atras. Seriamos uma espécie descendentes da união Cylon com a Humana. Portanto a frase citada na primeira parte do texto:
"Estamos no planeta Caprica, uma das doze colônias habitadas pela espécie humana no futuro."
Está errada, Nun é futuro, e sim, passado.
Olá, Castro!
Você tem toda a razão. Já corrigi o trecho que você citou.
Como eu não havia assistido BSG quando escrevi este post, me deixei levar pela suposição de que os eventos do seriado se passavam no futuro.
Obrigado pela visita e pela acertada observação!
Um abraço!
Um comentário:
Gostaria de agradecer pela visita ao meu blog,e ao mesmo dizer que concordo plenamente com vc quando diz que aqui não a geração de emprego e renda ,Cajuru preciza de mas vozes e atitudes para emtra no senario de piquenas cidades com boa destribuição de renda e emprego,vamos junta nosas vozes quem sabe mas alguem nos ouve.Um abraço e sempre que possivel vamos trocar ideias.(Charles do Cajuru Noticias)
Postar um comentário