Megaphone: Panetone se defende ," It's Brazil my friend!"

sábado, 5 de dezembro de 2009

Panetone se defende ," It's Brazil my friend!"

Principal envolvido no Panetonegate do Distrito Federal, Panetone nega participação

Hoje, para minha surpresa, recebi um e-mail de um dos maiores envolvidos no Panetonegate: o próprio Panetone.

E ele, sempre tão doce, mostrou-se amargo em suas palavras. Parece magoado com o seu envolvimento neste escândalo político - espaço gastrônomico outrora reservada às nossas amigas pizzas.

Karime Xavier/Folha Imagem - 06.dez.2007Li o seu depoimento e o reproduzo abaixo.

Entretanto, reconheci alguns termos e expressões. Eram-me familiares. Fui atrás e descobri que quase todo seu e-mail é baseado no histórico discurso que o hoje governador José Roberto Arruda (DEM-DF) fez em 2001, quando era senador (PSDB-DF), negando categoricamente ter lido a tal lista que provaria violação no painel de votação do Congresso. Quatro dias depois, ele, com mais categoria ainda, negaria a sua negação: ou seja, confirmaria.

Ao perceber o quão meticuloso meu amigo Pane de Toni (Panetone é seu abrasileirado apelido, adotado desde que aportou por aqui) foi na escolha das palavras, percebi que ele não é composto apenas de pão, frutas secas e fragância discreta de baunilha. Há também ironia em seu recheio. Muita ironia.

Amigo Editor do UOL Tabloide,

Não vi.

Não tomei conhecimento.

Não fui informado e não sei se existe a tal licitação para compras de nós, panetones.

Teria eu sido comprado, tal qual uma mercadoria, tal qual um político corrupto, e teria me esquecido do fato?

Só que eu recebi um telefonema in-sus-pei-to de um in-sus-pei-to pétit gateau lembrando-me que ficou a me esperar para trabalharmos como sobremesa em uma pizzaria. Pedi que ele me desse essa declaração por escrito. Aqui está: Pétit Gateau Noprato.

Bom, gente, vamos continuar. Se é para provar, vamos provar... Eu não dormi essa noite! Me permitam tomar cinco minutos da atenção de vossas excelências. RESPEITOSAMENTE! PERMITAM-ME!

OLHA, PERMITAM-ME, COM O MEU SOFRIMENTO, COM AS VÍSCERAS DA MINHA EMOÇÃO EXPOSTAS À EXECRAÇÃO PÚBLICA. EU QUE NÃO TENHO BENS PESSOAIS, QUE NÃO TENHO FORTUNA, MAS TENHO A HONRA, E TENHO FILHOS QUE TÊM O MEU NOME, OS NATURAIS E OS QUE ADOTEI! E A ESTA HONRA EU SEREI FIEL ENQUANTO VIVER. TÁ NA HORA DE DAR UM BASTA! CHEGA! CHEGA DE LEVIANDADE! VAMOS SER RESPONSÁVEIS! TUDO ISSO TEM QUE SER INVESTIGADO ATÉ O FIM. DESCULPE, MAS EU EXIJO QUE ASSIM SEJA!

Sem mais,

Pane de Toni (Panetone)

Nenhum comentário: